Diversidade microbiana e potencial biotecnológico dos manguezais do estado do Espírito Santo

Resumo: A bioprospecção é uma abordagem muito eficiente para a identificação e caracterização de novos microrganismos e seus produtos. É uma técnica relevante principalmente do ponto de vista econômico e gera grandes investimentos financeiros na utilização de moléculas de origem microbiológica como arcabouço estrutural para o desenvolvimento de novos fármacos.
Neste contexto, a exploração de ecossistemas como os manguezais é uma grande oportunidade para a descoberta de biomoléculas com enorme potencial biotecnológico. Isso porque os manguezais fornecem ambientes únicos que conectam terra e mar e sustentam ecossistemas contendo uma variedade de organismos e microrganismos que se interdependem. Esses ecossistemas de manguezais são fonte de biomoléculas com enorme valor econômico para a indústria, para a agricultura e para a medicina uma vez que são encontradas atividades biológicas diversas como de degradação de poluentes, de biomassa, atividades antimicrobianas e citotóxicas.
Por meio de abordagens microbiológicas, bioquímicas, genéticas e moleculares, o objetivo desta proposta é identificar atividades biológicas interessantes visando a identificação e caracterização de microrganismos (bactérias e fungos leveduriformes e filamentosos) oriundos de manguezais do Espírito Santo intactos e submetidos à poluição ambiental . Além disso, após o isolamento e identificação desses microrganismos, será possível investigar o seu potencial para produção de biomoléculas ativas.

Data de início: 17/06/2024
Prazo (meses): 96

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador SUELY GOMES DE FIGUEIREDO
Colaborador CRISTINA MARTINS E SILVA
Coordenador JULIANA BARBOSA COITINHO GONCALVES
Vice-Coordenador RENATO GRACIANO DE PAULA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105