Intercessões e diálogos entre Filosofia da Educação e o ensino-aprendizagem em Bioquímica
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar, por meio do diálogo com a Filosofia da Educação, contradições e potencialidades nos processos de ensino-aprendizagem em Bioquímica experimentados em diferentes cursos de bacharelado no país e no exterior. A busca pela aproximação entre as áreas parte da premissa de que muitas inovações curriculares, modelos didáticos e objetos educacionais têm sido apontados como positivos por estarem vinculados exclusivamente a parâmetros pragmáticos de avaliação, que miram mais os resultados a curto prazo (como a aprovação dos estudantes na disciplina, melhoria no coeficiente de rendimento etc.) do que propriamente uma reflexão crítica sobre as condições objetivas e subjetivas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem da Bioquímica e, por conseguinte, a compreensão e a apreensão do conteúdo pelos alunos. Nesse sentido, a intercessão com discussões presentes na Filosofia da Educação possibilita lançar uma reflexão mais ampla e sistemática sobre as especificidades do ensino de Bioquímica, colocando como temas de reflexão tanto a discussão de métodos, currículos, avaliações e recursos didáticos envolvidos em experiências desenvolvidas na sala de aula e em laboratórios (contexto micro), como características sociais que perpassam todos os espaços formativos e incidem sobre essas tentativas, como a influência da disparidade entre os diferentes sistemas educacionais básicos no rendimento dos estudantes, a influência das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) nos processos de ensino-aprendizagem e as políticas e programas de acesso e permanência nas universidades (contexto macro).
Data de início: 01/01/2020
Prazo (meses): 60
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | JULIANA BARBOSA COITINHO GONCALVES |
Vice-Coordenador | EMERSON CAMPOS GONÇALVES |